segunda-feira, 3 de dezembro de 2007

Segunda-feira

A semana começa quente. Para quem não sabe, Hugo Chavez não consegue vencer na última rodada e cai para a série B da América Latina. E o Corinthians é derrotado no referendo da pátria de chuteiras.

sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Disputa

Nunca antes na história desse país o esporte nacional da reclamação andou tão em alta. Quem anda reclamando mais: Aguinaldo "Duas Caras" Silva ou Lula "CPMF"?

sexta-feira, 23 de novembro de 2007

O passado condena

Do jeito que a coisa anda, não existe melhor maneira de conhecer o passado dos políticos brasileiros do que indicá-los para ministro, ou qualquer outro cargo no primeiro escalão do governo. Rapidinho o passado nebuloso e enrolado vem à tona.

quarta-feira, 21 de novembro de 2007

Bruxinha pop


No mundo pop a vocação para os holofotes é hereditária. Já não bastasse a mãe Madonna, agora chegou a vez da filha, Lourdes Maria. Consta que ela foi sondada para um pequeno papel no próximo filme da série “Harry Potter”. Enquanto o convite não rola pra valer, a pequena Lourdes parece que já vai dando um trato no visual para viver uma bruxinha. Sim, porque só assim pra entender esse visual que a pequena Madonna anda desfilando por aí. Reparem na sobrancelha, de fazer inveja ao velho Gepeto, e no bigodinho à la Frida Kahlo. Te cuida, Harry Potter!

quarta-feira, 24 de outubro de 2007

Fogueira das vaidades


Cresce a todo momento a lista dos ricos e famosos de Hollywood que abandonam suas casas fugindo dos incêndios que atingem o sul da Califórnia. Mas não procedem os boatos de que Mel Gibson e Jennifer Aniston estejam buscando informações e know how no Brasil para criar a sucursal americana do MST, que nas bandas de lá teria a sigla MSM (Movimento dos Sem-Mansão), ou WMM em inglês.

terça-feira, 23 de outubro de 2007

Duvide quem quiser


Depois que Romário assumiu interinamente o cargo de treinador do Vasco, José Dirceu anda todo pimpão. Ele jura de pés juntos que aumentaram consideravelmente suas chances de ser convidado para atuar na novela "Duas Caras". No papel título.

terça-feira, 16 de outubro de 2007

De mal a pior

Rubens Barrichello comparou sua má fase na F1 à do Corinthians no Campeonato Brasileiro. Depois dessa declaração caiu a ficha da torcida corintiana. Eles não imaginavam que a situação do time fosse tão desesperadora.

quarta-feira, 10 de outubro de 2007

48 Dias


O ator Kiefer Sutherland resolveu dar uma turbinada na carreira. Após estrelar a série "24 Horas" se prepara para encarar uma novela chamada "48 Dias". Explicando: ao confessar às autoridades que estava dirigindo embriagado, o ator vai pegar uma cana leve de apenas 48 dias de detenção. Depois de vencer a batalha contra os mais perigosos terroristas do planeta o herói perdeu a guerra para um inocente bafômetro. É dura a vida desse Jack Bauer.

terça-feira, 9 de outubro de 2007

Talento tipo exportação


Juliana Paes fará testes para descolar uma vaguinha de “Bond girl” no próximo filme da série 007. Não está nada certo ainda, mas a inveja já ta rolando solta no mundinho das celebridades brazukas. Consta que a ex-BBB Siri também vai investir numa carreira internacional. Ela está cavando uma oportunidade como assistente de palco do novo programa de auditório que o repórter Borat vai estrear no Cazaquistão. Ela não fala....e não entende a língua local. Mas assegura que dará conta do recado graças a seu talento artístico. Pensando bem, faz todo o sentido.

sexta-feira, 5 de outubro de 2007

Capa dura ou brochura?


Depois do ensaio na Playboy a jornalista Mônica Veloso promete escrever um livro contando segredos dos bastidores de Brasília. Amigos mais chegados de Renan Calheiros andam espalhando que o senador está nervoso com a possível revelação das reais dimensões do seu decoro parlamentar.

quinta-feira, 4 de outubro de 2007

Que pena!

Ivair dos Reis Gonçalves, mais conhecido pela alcunha de Renner, da dupla "Rick & Renner", foi condenado pelo acidente automobilístico que provovou anos atrás. A pena de detenção foi substituída por prestação de serviços comunitários. Então quer dizer que os cds da dupla serão recolhidos do mercado? Se a Justiça desse país fosse correta isso seria o mínimo que poderíamos esperar por "serviços comunitários" justos, no caso. Fala sério.

terça-feira, 2 de outubro de 2007

Justa causa

O governador do Distrito Federal, José Roberto Arruda (DEM), baixou decreto demitindo o “gerúndio” de todos os órgãos da administração pública de Brasília. Fez isto com o objetivo de combater a burocracia e a ineficiência do serviço público. Ou seja, enquanto o "gerúndio" é demitido, o PT não faz nada contra o Delúbio.

Elite pirata


Em meio aos danos irreversíveis que a pirataria do filme “Tropa de Elite” infelizmente vai causar nas bilheterias, pelo menos um aspecto se salva de toda essa polêmica. Caiu a máscara de hipocrisia de muita gente que tem um discurso público “contra” a pirataria, mas a pratica no conforto de seus home theaters. E isso vale geral. Desde o nosso vizinho (ou nós próprios), passando por figuras públicas do mundo artístico e ministros de estado, como Gilberto Gil, que possui uma cópia do filme. Que ironia. Justamente o filme que, entre outros temas, trata da contravenção, vem puxar o tapete de tanta gente supostamente esclarecida e politicamente correta. “Tropa de Elite” não vai concorrer ao Oscar, mas que deu um belo puxão de orelha em todos nós, ah, isso deu!
Bem, quanto ao filme, confesso que ainda não assisti. Mas já gostei.

segunda-feira, 1 de outubro de 2007

Coisa de cinema


Nova produção brasileira estréia nas telas do país. O protagonista é um herói do nordeste que vive aventuras e desventuras, algumas românticas, outras beiram surreais batalhas entre o Bem e o Mal. Tudo acontece em uma cidade perdida no meio do nada, que mais parece um cenário de fantasia. O personagem é um típico malandro brasileiro, charmoso, de boa lábia, generoso e que até aparenta ter bom coração. Ao chegar na cidade nova conhece bela moça e tem um caso de amor. Quando descobre que sua relação com a nova mulher lhe traz sérios aborrecimentos, ele se revolta e decide dar o troco aos desafetos. Em sua luta por justiça acaba encontrando e desafiando o próprio Diabo, em pessoa.
Enganou-se quem pensou que este é o relato da peleia de Renan Calheiros no Senado brasileiro. Trata-se da sinopse do filme “O Homem que desafiou o Diabo”. Mas, convenhamos, material para uma continuação é que não falta. O título bem que poderia ser “O Homem que desafiou o Diabo 2 – A Comissão”.

sexta-feira, 28 de setembro de 2007

A estrela sobe

Que a jogadora Marta da seleção brasileira feminina de futebol tá batendo um bolão, ninguém duvida. Mas daí dizer que ela será convidada para dirigir a ANAC, aí já é demais, não é?

terça-feira, 25 de setembro de 2007

Cai mais um mito

Em discurso na ONU o presidente Lula afirmou que o etanol não vai prejudicar os alimentos. Viram só! Álcool durante as refeições não faz tanto mal assim.

Alguém duvida?

Nelsinho é o novo técnico do Corinthians. Ou seja, em se tratando de Corinthians, começou a contagem regressiva para sua demissão.

sexta-feira, 21 de setembro de 2007

Tarantino's mind

Cinéfilo de carteirinha, que merece esse título, inevitavelmente é fã de Quentin Tarantino. Então lá vai uma dica. O curta "Tarantino's mind", estrelado por Selton Mello e Seu Jorge, é uma brincadeira muito esperta com o estlo inconfundível do diretor. Nesse curta os dois atores batem papo na mesa de um bar, jogam conversa fora e discutem uma super bem sacada teoria que dá um sentido lógico em toda a filmografia de Tarantino. A teoria é: todos os filmes do diretor na verdade fazem parte de um único filme. É ver para crer. Rola aí!

Cartão vermelho para a FIFA


Viram só! Nem todo mundo ficou satisfeito com o resultado do ensaio da bandeirinha Ana Paula Oliveira na Playboy. Ela acaba de ser reprovada pela FIFA em sua tentativa de voltar a apitar jogos de futebol. Ana Paula não passou nos testes físicos. Ou seja: a FIFA tem olhos apenas para os aspectos físicos da bandeirinha. Não deu a mínima bola para os “dotes físicos” da moça. Depois reclamam que os estádios de futebol estão cada vez mais vazios. Não dá pra pra entender essa gente.

terça-feira, 18 de setembro de 2007

Trivial & Variado

A desastrada apresentação de Britney Spears na abertura do VMA da MTV, planejada como a grande re-estréia da cantora no universo do showbiz, foi um tiro no pé. Desarticulada, obesa e sem ritmo, Britney acabou de despontar para o ocaso.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Mãe da ex-BBB Grazzi Massafera é denunciada como beneficiária do bolsa-família. Parece que nem ela acreditava que os “15 minutos de fama” da filha durassem tanto tempo.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Os imortais da Academia Brasileira de Letras andam muito assanhados ultimamente. Tudo porque Karina Bacchi e Ticiane Pinheiro ameaçam lançar um livro.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Vai chegando o final da novela “Paraíso Tropical” e o grande mistério permanece: quem matou Taís? O ex-banqueiro e escroque Salvatore Cacciola manda dizer, direto de Mônaco, que não tem nada a ver com isso.

terça-feira, 15 de maio de 2007

Dólar furado


Sinal dos tempos. Depois de reinar absoluto em estabelecimentos como Daslu e similares o tão combalido dólar tem sido encontrado em lojinhas de 1,99 ao preço de.... R$ 1,99. E ainda tem gente que pede desconto.

sexta-feira, 11 de maio de 2007

O Papa é pop e Romário é o papa

Romário está contando as horas para o Papa retornar para o Vaticano. Não vê a hora de abandonar a clausura midiática e retornar para as manchetes. Depois da santificação do Frei Galvão o baixinho promete o milésimo gol. Espera ele assim cumprir o último requisito para ser beatificado ainda em vida. Os fãs mais fiéis do Romário rezam ardentemente para que o tão aguardado gol 1000 seja narrado pelo Frei Galvão Bueno.

quarta-feira, 2 de maio de 2007

Conquista do espaço


Algumas comunidades estão em polvorosa com a descoberta de um planeta com capacidade semelhante a da Terra para abrigar Vida. O nome do planeta é o real motivo para a agitação. O planetinha chama-se GL 581c, e a comunidade GLS ficou particularmente interessada no assunto. Já foi detectada uma intensa movimentação entre simpatizantes e integrantes da comunidade que já estão arrumando suas malas e bolsas Louis Vuitton e fazendo estoque de água Perrier. Afinal, se a viagem até o GL 581c vai durar uns 20 anos, o importante é manter o estilo.

sexta-feira, 20 de abril de 2007

Motos em alta

Leio que um chinês sofreu acidente de moto e ficou com uma espécie de amnésia parcial, ou seja, lembra de tudo, menos da esposa. Ao visitá-lo no hospital sua mulher ficou surpresa ao não ser reconhecida pelo marido motoqueiro que apontou para ela e perguntou para a filha: “Quem é essa mulher?”.
Consta que a procura por motos cresceu violentamente nas revendas.

terça-feira, 10 de abril de 2007

Malhação de Judas

Confesso que fiquei um tanto incomodado com a cobertura que a mídia deu neste final de semana de Páscoa às manifestações populares da tradicional “malhação de Judas”. De repente me pareceu tão fora de lugar aquilo tudo. Crianças sendo estimuladas por adultos a descarregar ira e ódio em bonecos de pano, tudo em nome do que cara-pálida? Em nome da tradição. O simples rótulo de respeito à tradição não isenta certas práticas do anacronismo. Veja-se a famigerada “farra do boi” praticada em Santa Catarina. A condenação é geral, mas seus adeptos são serenos em sua posição: estão apenas preservando uma tradição.
Ou seja, nem toda tradição é imune à passagem dos tempos. A vida muda, a sociedade muda, as pessoas mudam. E o que era certo hoje pode não ser exatamente correto amanhã. Exemplos de revisão histórica estão aí a todo o momento desfazendo nossas crenças. Heróis de barro são destruídos e vilões históricos passam a ser vistos com olhos mais condescendentes.

segunda-feira, 9 de abril de 2007

Governo descontrolado


Forjado nas lutas dos movimentos sindicais dos anos 70 e 80, Lula mudou de lado no balcão das negociações com os controladores grevistas. Pressionado pelo risco do mal maior no caos dos aeroportos (como se pudesse piorar a situação) cedeu às reivindicações dos controladores descontrolados. Por telefone, dos EUA onde estava reunido com Bush (será que encontraram o Ponto G dessa vez?), Lula deu ordens para atender às solicitações dos grevistas e, para indignação dos militares, suspendeu qualquer possibilidade de punição aos grevistas paralisados, num flagrante desrespeito à hierarquia.
O presidente esqueceu, ou não levou em consideração, o fato de que os controladores de vôo estão submetidos ao código militar, portanto, patrocinavam um ato de insubordinação. O resultado da negociação foi o que se viu: aviões voando e militares bufando. A tranqüilidade voltou aos aeroportos, mas as casernas explodiam de indignação.
Num episódio repleto de equívocos, que se prolonga por vários meses, o governo federal inicialmente fingiu que não tinha nada a ver com o assunto. Depois tratou o tema como um assunto menor. Por fim, quando resolveu entrar em cena, foi para pagar o mico de exigir data e hora para a solução (esquecendo que ele próprio era parte do problema e da solução) e quando agiu de fato trocou tudo de lugar e se atrapalhou tomando uma decisão apressada e equivocada.
Com tudo isso Lula pagou o preço da inépcia em conduzir o assunto e, induzido pelo ranger de dentes dos generais, acabou voltando atrás na negociação inicial com os grevistas. Como se não faltasse nada nessa ópera bufa, o presidente Lula acaba por agradecer aos controladores de vôo pela quase ausência de problemas no feriado da Páscoa. Ou seja, agradeceu aos controladores por simplesmente cumprirem com seu dever. Não era uma obrigação. Não era um favor. Enfim, quando vier a solução desta crise não serão apenas os aviões que irão pro espaço. A credibilidade de um governo descontrolado também.

terça-feira, 3 de abril de 2007

1000 vezes Romário


Nesses dias que correm não dá outra. A pauta festiva da hora é o gol 1000 do baixinho Romário. Mais badalado do que os Jogos Pan-americanos, para ficarmos na área esportiva, o tão aguardado milésimo gol do craque marrento está dominando as manchetes há várias semanas. Enquanto Romário não acerta as redes a mídia se diverte cobrindo diversos aspectos desse fato. Todos os ângulos da questão já foram abordados. Todas as comparações já foram feitas. Estamos próximos do esgotamento. Vai lá Romário, faça esse gol 1000 de uma vez por todas. Não agüentamos mais tantas elegias, tantos elogios, tanto oba-oba, tanta babação de ovo, tanta tietagem explícita. Faça logo o 1000, Romário. Livre o Jornal Nacional do constrangimento. Na edição de segunda-feira, com tudo pronto para a super cobertura do 1000º gol, que deveria ter acontecido no domingo, o JN contentou-se em dedicar vários minutos da edição noticiando um gol que não houve. Faça logo o gol 1000, Romário, e pendure as chuteiras em paz.

quinta-feira, 29 de março de 2007

Trivial & Variado

Lula exigiu data e hora para anunciar a solução dos problemas nos aeroportos brasileiros. Como o presidente vai esperar sentado a ANAC já correu para reservar uma poltrona na primeira classe.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

O público que acompanha “Paraíso Tropical” está morrendo de saudades de “Páginas da Vida”. Quem diria. Isto parecia impossível um mês atrás.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

O deputado Clodovil foi internado com suspeita de dengue. As más e venenosas línguas dizem que a causa pode ser outra. Suspeitam de dengo.

++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Segundo a nova metodologia adotada pelo IBGE o crescimento do PIB do Brasil em 2006 foi reajustado de 2,9% para 3,7%. Não se assanhem brasileiros. Esta mágica não serve pra calcular os salários.

quarta-feira, 21 de março de 2007

A Ética, o BBB e os brasileiros


Ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que é, mas não é fácil explicar quando alguém pergunta. Sendo um pouco mais preciso recorremos à definição do dicionário Aurélio que diz que ética é “o estudo dos juízos de apreciação que referem à conduta humana susceptível de qualificação do ponto de vista do bem e do mal, seja relativamente à determinada sociedade, seja de modo absoluto".
A propósito, convém estabelecer algumas diferenças básicas entre Ética e Moral, frequentemente confundidos em seus conceitos:
Ética é princípio. Moral é conduta específica.
Ética é permanente. Moral é temporal.
Ética é universal. Moral é cultural.
Ética é regra. Moral é conduta da regra.
Ética é teoria. Moral é prática.

Vale a pena lembrar de tudo isto neste momento em que a tal da ética tem sido tão citada pelos brasileiros que assistem ao BBB. Atentem: os brasileiros se mobilizam com todo empenho para discutir caráter e alegados desvios de conduta moral dos “personagens” de um mero programa de entretenimento. Mas esses mesmos brasileiros não se incomodam em discutir a ética e a moral dos nossos dignos representantes no congresso nacional. Há uma inversão de valores. O que é um “reality show” ganha contornos de vida real. E o que é de fato nossa realidade factual é transformada em fantasia irreal.
É revelador da índole nacional que a massa opte por discutir a ética e a moral dos participantes de um programa como o BBB e ignore as falcatruas, os mensalões e as sanguessugas que corroem a nação. Só isto explica o fato de que semanalmente 30 milhões de votos sejam dados nos paredões da TV ao mesmo tempo em que nos paredões da vida real se (re)elejam figurinhas carimbadas da falta de ética e moral. Essa mesma ética e moral que sabemos o que é mas não sabemos explicar e, pior ainda, na hora de colocá-las em prática nos atrapalhamos todos.

segunda-feira, 12 de março de 2007

Lula e suas metáforas


Desde que tomou posse em 2003 Lula tem se destacado no uso e abuso das metáforas. Esse recurso lingüístico é uma marca registrada do nosso presidente. Ele já lançou uso desta figura de linguagem nas mais variadas situações, para as mais diversas platéias e num sem número de temas. Não há muitas restrições no seu uso. Lula sempre encontra um jeitinho de encaixar uma metáfora em seus pronunciamentos e discursos. Sejam escritos ou de improviso. As metáforas futebolísticas parecem ser as preferidas. Ficam mais próximas da compreensão do povão. Pois está justamente aí o motivo pelo qual nosso presidente utiliza metáforas em profusão. As razões da inserção deste artifício em sua oratória todos nós compreendemos. Ele deseja se comunicar com o povão. Deseja “traduzir” para a massa as grandes questões nacionais. O povão se identifica com Lula. Mas eles precisam falar a mesma língua. Caso contrário dá ruído na comunicação.

Por esta necessidade quase imperiosa do uso de metáforas às vezes nosso presidente passa do ponto. “Pisa na bola” (Ops, olha uma metáfora aí!). Lula não é nenhuma ostra, mas produz suas pérolas nesse quesito. Chegamos a esperar o momento em que ele vai proferir mais uma. Aquele momento mágico em que ele transforma sua fala em algo palpável, tangível e compreensível por qualquer brasileiro medianamente alfabetizado. Quase sempre “acerta na mosca” (outra metáfora!). No entanto volta e meia perde o rumo e a “maionese desanda” (ops!). Exemplo disto aconteceu recentemente na visita do presidente Bush. Em alto e bom tom Lula prometeu ao colega norte-americano que irão juntos procurar pelo “Ponto G” em sua parceria etílica pelo bem do planeta. Neste contexto devemos entender que as conversas com Bush na semana passada foram apenas as preliminares Definitivamente Lula cometeu uma proeza. Inaugurou um novo estilo de governar e lançou a política erótica. Não importam os meios. Importante é chegar “lá”. No ponto.

quinta-feira, 8 de março de 2007

Trivial & Variado

Bush vem ao Brasil pra sentar em volta de uma mesa com o companheiro Lula e discutir questões ligadas ao álcool. O etanol, bem entendido! A SWAT ainda não decidiu se aprova ou não um brinde ao término das negociações.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Angelina Jolie e Brad Pitt anunciam que vão adotar mais um filho. A lista de candidatos a adoção não pára de crescer. Lá estão 3 engenheiros, 5 advogados, 2 professores, 1 guarda de trânsito e a torcida do Flamengo.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Marido de Susana Vieira vai ministrar curso e workshop no Clube dos Cafajestes. Com o título de “Como Contornar e se dar Bem na Vida” o curso tem vagas limitadas. As inscrições estão bombando.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

O orçamento dos Jogos Panamericanos do Rio subiu de R$ 400 milhões para nada menos que R$ 3 bilhões. É uma pena que não exista uma modalidade de "Levantamento de Mala Preta" nos jogos. O Brasil levaria Ouro, Prata e Bronze. Fácil, fácil.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

A Globo tá forçando a barra em suas preferências no BBB7, né não? Ta dando na vista

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

terça-feira, 6 de março de 2007

“Lost” perdeu o rumo?


A terceira temporada do seriado “Lost” começou ontem. Numa comparação com a temporada passada, que abriu com um episódio empolgante, a abertura deste ano foi em certo nível até decepcionante. Depois de mobilizar milhares de fãs em todo mundo, especialmente na primeira temporada, parece que “Lost” já demonstra sinais de cansaço. Os motivos para isso estão cada vez mais evidentes. O seriado, que tem sua base justamente nos segredos e mistérios da ilha que aguçam a curiosidade do público, tem se preocupado em apresentar mais e mais enigmas, sem no entanto resolver os antigos. O telespectador fica cada vez mais perdido e a “credibilidade” da série fica cada vez mais comprometida. A exemplo dos sobreviventes da queda do avião os produtores da série dão sinais de que também estão “perdidos”.
A platéia brasileira pelo menos terá um motivo extra para acompanhar com atenção a terceira temporada que se inicia. O ator Rodrigo Santoro integra o elenco deste ano como mais um sobrevivente perdido na ilha.
Sinal dos tempos. Em apenas dois anos a fórmula e o interesse de uma série de sucesso parece esgotar-se. A oferta de novas séries, que chegam todas as semanas aos canais a cabo, disputam a atenção dos espectadores que se vêem bombardeados por todos os lados. Das duas uma. Ou não se fazem mais séries como antigamente, ou as audiências de hoje não são fiéis como antigamente. E pensar que antigas séries como “Perdidos no Espaço”, “Terra de Gigantes” e “Viagem ao Fundo Mar” ainda resistem e mantém o interesse de fãs de carteirinha até hoje, 30 ou 40 anos após suas estréias.

terça-feira, 27 de fevereiro de 2007

Britney exposta


A popstar Britney Spears nos últimos tempos vem freqüentando as manchetes mais por suas estripulias do que por sua música. O que para alguns é uma troca justa. A moça continua aprontando das suas e seu prontuário não pára de crescer. Na folha corrida dela já constam um sem número de bebedeiras em locais públicos, pitis em boates, passagens por clínicas de desintoxicação e um casamento relâmpago em Las Vegas. Isso sem falar em seu notório desapego por calcinhas, devidamente registrado por batalhões de paparazzi. A última da princesinha do pop assustou até mesmo seus fãs mais ardorosos. Num acesso típico de adolescente Britney Speaars raspou o cabelo e ficou careca. Ou seja, resolveu exibir por fora da cabeça o que supostamente possui dentro dela.

segunda-feira, 26 de fevereiro de 2007

Um Oscar reciclado


Se não houve grandes filmes a serem premiados no Oscar pelo menos uma grande causa estava em cena no palco do Kodak Theatre. Sem dúvida a cerimônia deste ano levou para as primeiras páginas a preocupação mundial (e agora norte-americana) com os recursos naturais do planeta e os efeitos do aquecimento global. A preocupação também chegou lá, nos grandes poluidores da Terra. E como bem ensina a lição eles fizeram deste limão uma limonada. Se nunca houve uma figura pública de credibilidade mundial para levantar essa bandeira, agora este lugar já está ocupado. Esta figura acaba de ser “criada”. Al Gore foi introduzido em escala mundial nesse papel com toda a pompa e a circunstância que a glamurização de Hollywood é capaz de criar. Na falta de bons filmes vale uma boa causa.

No Oscar marcado pela reciclagem e pelas preocupações ambientais o grande destaque da premiação foi um cineasta “reciclado” como Martin Scorsese. A academia promoveu o resgate de sua trajetória e acabou premiando o cineasta mais por sua carreira do que por sua última obra. Talvez hoje ele seja o último dos grandes dinossauros da cinematografia norte-americana formada nos anos 60. Que ele merecia um Oscar não há quem duvide. Mas somente a safra mediana de filmes deste ano para justificar sua premiação. Em termos de Scorsese ele já teve anos bem melhores. Acabou ganhando a estatueta dourada com “Os Infiltrados” que está longe de ser seu melhor trabalho. Basta lembrar “Táxi Driver”, “O Touro Indomável” e “Os Bons Companheiros”.

A cerimônia do Oscar, que por muitos anos foi marcada pela obviedade e pela inexistência de surpresas nas premiações, nos últimos tempos vem mudando esse perfil. Não é verdade que os filmes com o maior número de indicações serão obrigatoriamente os campeões da noite. Quantidade já não é mais tão importante na academia. O que vale é a qualidade dos prêmios recebidos. Os campeões de indicações neste ano (“Babel” e “Dreamgirls”) por pouco não deixaram a cerimônia de mãos abanando. O primeiro recebeu um Oscar e o segundo apenas dois. E ficou de bom tamanho.

No mais, apenas mais dois destaques.
Destaque negativo: como são ruins as canções indicadas ao prêmio (e não é de hoje).
Destaque positivo: a justa, justíssima, homenagem com a concessão de um Oscar especial ao insuperável compositor italiano Ennio Morricone, autor de algumas das mais belas trilhas sonoras de todos os tempos.

segunda-feira, 12 de fevereiro de 2007

Trivial & Variado

O mundo dá voltas mesmo. Depois de receber um “gêlo” de seus colegas de elenco em “Páginas da Vida”, a ex-BBB e atual atriz Grazi Massafera vem sendo apontada como a salvação da lavoura na audiência da novela. Manoel Carlos jogou todas as fichas na loira. Isso quer dizer: nada que já esteja ruim não pode ficar ainda pior.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Juiz negou mais uma vez o pedido do rei Roberto Carlos para retirar das livrarias sua biografia não-autorizada “Roberto Carlos em Detalhes”. Com as vendas em marcha lenta o autor torce desesperadamente para que o juiz reveja sua decisão e proíba de vez a obra.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Quem disse que carreira de miss é fácil? Se não estiver muito bem preparada para o reinado, dança na carreira. Mas dançar em cima do palco, com pouca ou nenhuma roupa (nem a faixa!), aí já é um pouco demais, né não?

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Enquanto vivia nunca ninguém soube quem era o pai da filha da ex-coelhinha Anna Nicole Smith. Agora que ela morreu a fila de pais pretendentes ao posto não pára de crescer. Vai entender uma coisa dessas.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Só pra lembrar: James Brown ainda não foi sepultado.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

quinta-feira, 8 de fevereiro de 2007

Era Dunga? Ou, Dunga já era?


Pois é. Bastou o Dunga perder a invencibilidade como treinador da seleção brasileira para as primeiras críticas surgirem. Mas, para surpresa geral, os comentários mais críticos não foram para o desempenho da equipe. O centro das atenções é o figurino do técnico. Chamou especial atenção seu visual no recente jogo contra Portugal. Causou certa estranheza vê-lo à beira do campo só de camisa, sem agasalho, em pleno frio do inverno londrino. Sem dúvida nesse caso pesou mais o fator estético do que o fator climático, e sua personal stylist (a própria filha) não quis abrir mão do modelo escolhido, contrariando a lógica da situação. Há até quem já sinta saudades do Zagalo, despojado como ele só, a bordo de um jaquetão de nylon cinco números maior que seu manequim. Definitivamente o look “bicheiro-de-escola-de-samba” não pegou bem pro nosso Dunga.
Cá pra nós. Era pedra cantada que o visual do Dunga seria alvo de críticas. Bastava a primeira derrota e o primeiro desempenho vacilante da seleção. Nada contra o figurino do nosso treinador. Mas quando ele se destaca mais do que o futebol da seleção alguma coisa anda errada. Tudo passaria batido, não fossem as derrotas que costumam jogar gasolina na fogueira das críticas. Hoje Dunga e seus trajes são motivos de piadas na imprensa mundial.
O problema daqui pra frente é o risco do Dunga ficar prisioneiro de seu estilo de vestir e dele não mais poder renunciar. Se insistir nos modelitos fashion a alguns parecerá que está comprando a briga com seus críticos. Se abandonar as grifes poderá sinalizar que entregou os pontos.
As editorias de moda dos jornais estão de olho nessa pauta e já estão solicitando credenciamento pra acompanhar mais de perto os próximos amistosos da seleção brasileira. O futebol nunca esteve tão na moda. Seria essa a maior façanha da nova “Era Dunga” na seleção?

segunda-feira, 5 de fevereiro de 2007

“Borat”


“Borat” é um filme repleto de surpresas. Uma delas diz muito sobre o impacto e relevância de sua proposta. Apesar do tema, apesar de suas críticas à sociedade norte-americana, apesar de sua aparência de produção mambembe, longe do aparato dos blockbusters, o filme do bizarro “2º melhor jornalista do glorioso Cazaquistão” liderou as bilheterias nos EUA por algumas semanas. Para quem não está ligando o nome à pessoa, ou anda um pouco distraído, Borat Sadgiyev é o personagem criado pelo comediante inglês Sacha Baron Cohen, um papel tão integrado à sua personalidade pública que raramente ele “sai do personagem”.
Misto de documentário e reportagem “Borat” (o filme) narra a inacreditável viagem do repórter de TV (personagem título) que percorre os EUA de costa a costa para mostrar o “grande país” da América para seus compatriotas no distante Cazaquistão. A proposta é realizar uma grande reportagem sobre o estilo de vida americano visto pela lente de uma cultura completamente diversa. O inevitável choque de culturas rende momentos realmente hilários e resultam em algumas das seqüências mais cômicas do cinema nos últimos anos.
Sacha Cohen, recentemente premiado com o Globo de Ouro por sua atuação, realmente leva a sério sua criação. Para melhor estabelecer seu background ele até escreveu uma pequena biografia na Wikipedia. Lá diz o seguinte:
“Ele é o filho de Asimbala Sagdiyev e Boltok, o Estuprador, que também é seu avô por parte de mãe. Ele é também o ex-marido de Oksana Sadiyev, que era filha de Mariam Tuyakbay e Boltok, o Estuprador. Sua relação com a mãe parecer ser desagradável, e Borat já comentou que ‘ela preferia ter sido estuprada por outro homem’. Borat tem uma irmã chamada Natalya, considerada a quarta melhor prostituta do Cazaquistão, com quem ele fornica com freqüência, e um irmão mais novo chamado Bilo, que é retardado mental e precisa ser trancado em uma gaiola de metal.”
O humor de “Borat” nasce de momentos aparentemente involuntários. Nasce da diversidade cultural e da inocência quase “infantil” do repórter que raramente se deixa seduzir pelos apelos do “american way of life”. Uma exceção, nesse caso, tem um nome bem conhecido: Pamela Anderson. Borat preserva suas tradições e enxerga o mundo sempre sobre sua ótica única, particular.
Manipulando com grande criatividade o humor das situações inusitadas, “Borat” (o filme) diz mais sobre o choque de culturas e exerce uma crítica mais feroz sobre o estilo de vida norte-americano do que os documentários de um Michael Moore, por exemplo. Os limites do politicamente correto foram completamente ultrapassados. Com seu filme Sacha Cohen foi aos extremos do mau gosto e do escatológico com um único propósito: revelar o lado conservador, preconceituoso, egocêntrico e retrógrado da sociedade norte-americana.
Se conseguiu ou não seu intento cada espectador vai considerar individualmente o alcance dos seus acertos e erros. Mas numa coisa todos devem concordar: o filme é muito, muito engraçado. É irresistível e faz rir sem sentir dor.

quinta-feira, 1 de fevereiro de 2007

Trivial & Variado

O neo-deputado Clodovil teve sua entrada barrada no Congresso Nacional. Motivo: não estava usando gravata, acessório obrigatório para os homens. Que injustiça. Todos sabem que Clovovil foi eleito como representante da terceira via. Ele promete dar a volta por cima e anuncia que entrará em plenário na próxima sessão com um modelito de arrasar.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

O presidente venezuelano Hugo Chávez ganha plenos poderes para governar o país na base de decretos. Ou seja, Chavez passou de vez as chaves no cadeado que fecha a democracia na Venezuela.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

A acirrada disputa pela presidência da Câmara dos Deputados está animando a torcida brasileira. Os pacotes do “pay per view” da TV Câmara estão vendendo como pão quente.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

A miss Estados Unidos, Tara Conner, após revelar que costuma consumir bebidas alcoólicas, admite que já usou cocaína. Se Donald Trump (dono do concurso) não demitir a moça ela promete seguir a carreira. E se perder o título também.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Ratinho saiu do ar. Foi substituído pelo “Chaves”. Ainda há esperança na TV brasileira?

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

terça-feira, 30 de janeiro de 2007

Ronaldo, um atleta de peso



Leio que o novo treinador do Ronaldo Fenômeno não acha que ele está gordo. Em sua opinião o jogador está apenas sem motivação. Epa! Pára o mundo que eu quero descer. Será que alguém que ganha (e ganhou) milhões pra jogar bola precisa de uma motivação extra pra simplesmente exercer sua profissão? Isto chega a ser uma afronta para a imensa e esmagadora parcela da população mundial que vive de salário e não pode se dar ao luxo deste tipo de desculpa quando as coisas não vão bem.
O Ronaldo é um jogador profissional. Esta atividade requer cuidados com o corpo que não são exatamente as mesmas preocupações de um advogado ou professor, por exemplo. O corpo de um jogador de futebol é seu instrumento de trabalho. Há meses Ronaldo vem sendo chamado de gordo, desde a época da Copa do Mundo, lembram? Pois é, e o que fazem aqueles que vivem a sua volta? Negam com todas as letras a obesidade do atleta. Com a maior cara de pau, negando a realidade dos fatos que são incontestáveis ao primeiro olhar para o jogador.
Em nome da biografia do jogador, em nome de sua história, que não se venha mais com essa ladainha. Ele está gordo. Ponto final. Lembram como ele se saiu quando questionado diretamente sobre o assunto, lá na época dos preparativos para a Copa de 2006? Ele lembrou que da mesma forma que dizem que ele está acima do peso, dizem que o presidente bebe. E concluiu categoricamente afirmando que tanto é verdade que ele está gordo quanto é verdade que o presidente bebe. Ops! Parece que pelo menos 50% desta afirmação já se confirmou. A balança não deixa mentir.

segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

Meio ambiente inteiro

Não resta a menor dúvida que os temas relacionados ao meio ambiente estão na ordem do dia na mídia mundial. Virou pauta diária de jornais, telejornais e outras mídias, e entrou definitivamente em nossas vidas. De fato o tema já fazia parte do nosso cotidiano há pelo menos três décadas, quando as primeiras abordagens das questões ambientais saíram dos círculos científicos e chegaram ao conhecimento do grande público. Desde então o meio ambiente sempre foi tratado ao sabor dos interesses editoriais, comerciais e sociais. Ora tratado como tema de especulação, mais apropriado à ficção de filmes e literatura fantástica, ora tratado com a devida atenção quando desastres ambientais reais davam sinais inequívocos dos riscos que o planeta corre. Mas o foco sempre foi passageiro e fugaz. Isso até agora, quando nos aproximamos do término da primeira década do século XXI e as conseqüências de anos de desatenção ao tema começam a bater em nossas portas e não conseguimos mais ignorar seus efeitos.
Não dá mais pra esconder. Esse assunto não pode mais ser varrido para debaixo do tapete. Não dá mais pra fugir. O planeta está em perigo. Os efeitos e conseqüências das mudanças climáticas na Terra são por demais evidentes para que demos as costas mais uma vez aos temas de preservação ambiental. A mobilização neste momento alcança a escala mundial. É tratado pelos mais altos dirigentes do planeta com um interesse impensável há poucos anos. É a força dos fatos. Nações ricas e poderosas abriram o olho para a realidade e perecem definitivamente engajadas nessa luta que é de todos. Ricos ou pobres. O bom senso indica que deverá ser feita uma trégua (ainda que momentânea) nos interesses particulares em favor dos interesses coletivos. A reação está vindo um pouco tarde, é verdade; Mas ainda está em tempo. Frear os números alarmantes das emissões de CO2, apenas frear, já seria uma vitória sem precedentes. Senão cada vez mais teremos de conviver com fantasmas como efeito estufa, mudanças climáticas, derretimento das calotas polares e geleiras e outras catástrofes não-naturais provocadas pela mão do ser humano.
Enquanto só temos esse mundinho aqui pra viver e procriar vamos fazendo nossa parte. A luta é de todos. Caso contrário, em nosso futuro só poderemos desfrutar de um meio ambiente pela metade. Não mais um meio ambiente por inteiro, como um dia a mãe natureza nos presenteou.

quarta-feira, 24 de janeiro de 2007

Trivial & Variado

O pessoal que trabalha nos cartórios brasileiros está apavorado e corre em massa para os cursinhos de gramática. Estão se antecipando à avalanche que está prevista para ocorrer em nove meses. Afinal, não é qualquer um que sabe escrever direitinho o nome da hora: Delzuíte.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Estranho. O carnaval está chegando e até agora não se tem notícia alguma da Luma de Oliveira. Aí tem.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Se o tal de PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) vai funcionar ninguém sabe ainda. A verdade é que até o momento o único crescimento constatado foi o da fama do marqueteiro que criou a sigla. Nos últimos dias ele vem sendo chamado de “pacman” pelos amigos. E pelos inimigos.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

A São Paulo Fashion Week deste ano vem com uma tendência há muito desejada pela ala masculina. A partir de agora as modelos devem abandonar o visual “magreza chic” e adotar o “saudável sensual”. Em bom português: na passarela só desfilam as gostosas.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

O Rio de Janeiro continua o mesmo. Policiais de mentirinha brincam e prendem de brincadeirinha alegres e descontraídas turistas holandesas de verdade.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Viva México!


Saíram os indicados ao Oscar 2007. Algumas constatações podem ser feitas e a principal delas é evidente: os mexicanos invadiram Hollywood. Das 113 indicações nada menos do que 16 delas são de produções dirigidas por mexicanos, incluindo indicações importantes como filme, direção, atriz coadjuvante e roteiro original para “Babel”, e roteiro original e filme estrangeiro para “O Labirinto do Fauno”. A onda latina, que já havia chegado ao mundo da música, chegou finalmente às telas norte-americanas, e por tabela no mundo todo.
O ar levemente intelectual e alternativo que Hollywood respira com as produções do país do RBD e do Chaves (o personagem infantil, não o presidente populista) dá um frescor e renova em certa medida o modo viciado de fazer cinema na poderosa indústria norte-americana.
Os cineastas mexicanos chegaram à Hollywood atravessando legalmente a fronteira, sem ajuda de coyotes e com os papéis em dia, viu senhor governador Schwarzenegger!. O muro separatista sonhado por Bush, isolando a nação americana dos chicanos, não seria suficiente para impedir essa invasão.
Mas não nos enganemos, caros amigos. Este surto de bom mocismo de Hollywood contém seu inevitável caráter comercial. Nada mais natural se levarmos em conta que o espanhol é a segunda língua falada nos States. A abertura das portas para os filmes e diretores latinos é quase uma imposição do mercado doméstico. Mas convenhamos, a safra latina é por demais promissora. Resta saber qual será o movimento seguinte desta invasão. Hollywood absorve e aprende com a criatividade do trio Alejandro Iñiarritu, Alfonso Cuaron e Guillermo Del Toro, ou Hollywood engole os mexicanos e os transforma numa nova versão dos “Três Amigos”?

sexta-feira, 19 de janeiro de 2007

Turismo de alto risco

Os turistas brasileiros são antes de tudo uns fortes. Muita gente tem medo de avião. Pois aqui no Brasil nós temos medo de aeroportos. O primeiro mundo teme terroristas tresloucados. Aqui, abaixo do Equador, tememos controladores de vôo descontrolados. Aqui por estas bandas aviões não voam, navios afundam (ou encalham) e os ônibus e automóveis são vítimas de estradas esburacadas. Em todo o mundo Turismo é sinônimo de aventura. Aqui no Brasil ganhou um novo significado. Pelo lado negativo. Mais do que uma aventura, é uma tortura, pela qual pagamos caro e levamos fotos como recordação. Em países civilizados o Turismo é tratado como uma “indústria sem chaminés”. Mas aqui é tratado como contrabando, artigo de camelô. E salve-se quem puder!
Vem vindo por aí um filme chamado “Turistas” que já está sendo alvo antecipado de críticas por órgãos oficiais e autoridades ultrajadas, preocupadas com os estragos que poderá causar na imagem do país. Alto lá. O estrago já foi feito e a culpa não foi (nem será) do filme. Para quem não sabe “Turistas” mostra um grupo de jovens que decide visitar o Brasil em busca dos prazeres e delícias prometidos pelas propagandas. Ao chegarem por aqui descobrem rapidinho que o Paraíso tem fronteiras muito próximas com o Inferno. Resultado: são vítimas de traficantes de órgãos para transplante. Ok, ok isso é uma lenda urbana. É uma ficção. Assim como o turismo no Brasil.

quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Trivial & Variado

Já houve tempo em que se apostava em quem formaria os pares românticos do BBB. Na atual edição os hormônios da galera estão tão em ebulição que agora as apostas são pra adivinhar quem ficará invicto até o final do programa.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Consórcio de empresas responsável pelas obras do metrô paulista ganhou importante concorrência. Na Lua. A perícia em construir crateras foi fator decisivo na conquista do contrato. Seus diretores e engenheiros se preparam para ir pro espaço.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

Alguém agüenta o papel da Regina Duarte em “Páginas da Vida”? É chatinho de dar dó. Ela merece mais do que isso, não?

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

A cobertura do desmoronamento das obras do metrô colocou a Record na frente do Faustão no Ibope do domingo. Isso comprova que pra derrubar a liderança da Globo o buraco é mais embaixo.

+++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++++

segunda-feira, 15 de janeiro de 2007

Miojo


Leio que morreu o japonês criador do "Miojo", o macarrão instantâneo salvador das madrugadas e dos inimigos da cozinha. Consta que o japonês teve uma morte instantânea.

As 10 teses do Futebol


1 – TESE DA RELATIVIDADE
O futebol é um esporte aleatório, portanto, a tese titular de hoje com certeza amanhã vai esquentar o banco de reservas. E vice-versa.
2 – TESE INFALÍVEL
Mais cedo ou mais tarde todas as teses de futebol se confirmam. Basta esperar.
3 – TESE DE SEGURANÇA
Em tese todas as teses estão certas. Ou não.
4 – TESE OPORTUNISTA
Qualquer tipo de interesse, por mais escuso que seja, sempre encontra amparo em uma tese que o justifique. Basta escolher a tese que mais convém.
5 – TESE DA CONVICÇÃO
Não existe convicção que resista a maus resultados em campo. Mas até o minuto final que antecede a queda para a segunda divisão as teses dos dirigentes são intocáveis.
6 – TESE VAMPETA
Em tese o repórter faz uma pergunta inteligente. Em tese o jogador dá uma resposta interessante. Em tese o torcedor finge que a entrevista é importante.
7 – TESE DA TORCIDA
No fim das contas a torcida sempre tem razão. Desde que não contrarie suas teses.
8 – TESE DA HORA
Sempre existe uma causa nobre para justificar uma tese esdrúxula. Toda tese tem a sua hora de sair do túnel. Basta convocá-la para entrar em campo no momento certo.
9 – TESE DO CRAQUE
O perna-de-pau de hoje é o craque de amanhã. Em tese não se fazem mais craques como antigamente.
10 – TESE DEFINITIVA
Em tese todas as teses de futebol não passam de... chute!

domingo, 14 de janeiro de 2007

Renascer

O casal Hernandez da igreja Renascer fez tudo direitinho como manda a cartilha. Cumpriram passo a passo os mandamentos para ver o "sol renascer quadrado" nos próximos anos.

Devagar!

2007 começou devagar. Lá se vão duas semanas e até agora nenhuma famosa apareceu sem calcinhas.

sábado, 13 de janeiro de 2007

"Mais Estranho Que a Ficção"


OK, você já viu esse “filme” antes. Astro da comédia busca respeitabilidade como ator estrelando uma produção completamente fora de seu registro habitual. Tom Hanks, Robin Williams e Jim Carrey já fizeram este caminho. Agora chegou a vez do bobalhão Will Ferrell. E a escolha do filme não poderia ser mais adequada. “Mais Estranho Que a Ficção” tem tudo para ser daquelas obras de estimação que nos orgulhamos de ostentar uma cópia em DVD na estante, ao lado de clássicos modernos como “Truman Show”, “Quero Ser John Malkovich”, “Adaptação” e “Brilho Eterno de Uma Mente Sem Lembranças”. Sem dúvida não fará feio em meio a essas ilustres companhias.
Consta que esse roteiro perambulou por muitos anos em Hollywood, mas o roteirista (Zach Helm) não vendeu barato sua idéia pois acreditava desde o início que tinha uma grande história nas mãos. Certo ele, sorte nossa. Sem o controle de qualidade que impôs à produção o filme poderia facilmente ser transformado numa comédia boboca estrelada por Adam Sandler.
A premissa de “Mais Estranho Que a Ficção” é ótima, embora não seja exatamente original. A vida de todos nós segue por mil caminhos e esbarra em outras tantas encruzilhadas. Há aqueles que acreditam que tudo já está escrito, e há aqueles que acreditam que somos os verdadeiros protagonistas das nossas existências. O filme de Marc Forster, o mesmo de “A Última Ceia” e “Em Busca da Terra do Nunca”, explora todos os lados dessa questão e avança por três níveis de narrativa.
Existe o protagonista, Harold Crick (Ferrel), um auditor do Imposto de Renda que tem sua vida monótona narrada por uma “voz interior”; existe a escritora com bloqueio criativo (Emma Thompson) em busca de uma solução para o interminável romance que escreve, e por fim há o professor de letras e salva-vidas nas horas vagas (Dustin Hoffman) que parece ter a solução do mistério ao basear suas teses na literatura.
Como espectadores podemos escolher um dos lados da história. Podemos compartilhar a paranóia de Crick que vê seu mundinho matemático e metódico ruir como um castelo de cartas. Podemos enxergar tudo como uma grande piração da mente de uma escritora à beira de um ataque de nervos. Ou ainda podemos compreender a narrativa como uma grande experiência de um professor (e possivelmente escritor frustrado) que manipula seu “paciente” na construção da grande história da sua vida, no grande livro que nunca escreveu.
O roteiro de “Mais Estranho Que a Ficção” é suficientemente inteligente e bem sacado para apresentar essa visão multifacetada que as pressões da vida moderna impõe aos cidadãos das grandes metrópoles. A questão recorrente no filme é: nossa vida é um livro a ser escrito ou é uma obra pronta e acabada? Seja como for, não importa a capa nem o número de páginas deste livro. O que mais vale é a aventura de construí-lo (ou escrevê-lo) página a página. Até o inevitável ponto final. Ainda que esse ponto final possa ficar num local bem improvável, além do “Fim”, como sugere a última, significativa e enigmática cena do filme. Isso é mais do que ficção. Não é um roteiro. É a vida.

quinta-feira, 11 de janeiro de 2007

Dilema nacional

Pais, mães e filhos sabem o poder terapêutico de uma boa palmada. Esse ato contém uma série de significados. Todos perfeitamente entendidos pelas partes. O recado maior, no entanto, pode ser definido numa única palavra: punição. Não há consenso entre os terapeutas e educadores a respeito dos efeitos (positivos ou negativos) de uma palmada. Mas seus resultados são práticos e imediatos. A criança pode pegar outra fatia de bolo, ou jogar bola na sala do apartamento, mas sabe que haverá alguma conseqüência. É aí que atua nosso livre-arbítrio. A Física explica: a cada ação existe uma reação. Aprendemos desde criancinha esse conceito. Alguns levam esse aprendizado pra toda vida. Outros passam a vida toda testando seus limites. Até que um belo dia descobrem que nem sempre a fatia de bolo a mais ou o jogo de bola dentro de casa resultará em repreensão.

Assim pensa e age a criminalidade no país. Não há repreensão, não há punição. Portanto, não há freio moral em seus atos. A raiz de grande parte das mazelas nacionais está na impunidade. Em todos os níveis e extratos sociais. A tragédia urbana brasileira parece ser alimentada pela inapelável submissão da sociedade que sucumbe ante a avalanche de violência que invade nossas vidas, ao vivo nas ruas, ou na telinha dos telejornais.

Fico imaginando se o caos e a rendição dos brasileiros ante a bandidagem não seria maior se o disparatado plebiscito a favor do desarmamento tivesse sido vitorioso. Fico imaginando a ousadia dos criminosos (já em níveis intoleráveis) se eles tivessem a mais absoluta certeza de que suas indefesas vítimas estariam desarmadas. Fico imaginando também se não devemos reagir a um assalto, mesmo considerando todos os riscos dessa atitude. A imagem do gado no matadouro não me sai da mente. Fico imaginando se, de fato, uma ação provoca uma reação. Ou revogaremos definitivamente neste país uma das mais elementares leis da Física. Fico imaginando se esse não é o verdadeiro dilema nacional.

terça-feira, 9 de janeiro de 2007

You Tube X Cicarelli


Não é que ela conseguiu! Depois de privatizar um espaço público como a praia e transformá-la em área particular para cometer nas areias atos que seriam perfeitamente aceitáveis num quarto de motel, Daniela Cicarelli cumpriu o que prometeu meses atrás. Com auxílio de advogados espertos e juízes nem tanto o You Tube teve seu acesso restrito no Brasil. O que era impensável aconteceu. Uma das mais poderosas e democráticas mídias que a tecnologia já concebeu finalmente bateu de frente com a burocracia, o atraso e o despreparo da nossa jurássica Justiça.
Será que o magistrado que tomou essa decisão sabe exatamente o que está fazendo? Existe uma completa e perversa inversão de lógica nesse caso. As brincadeirinhas quentes de Cicarelli e namorado nas areias e águas espanholas têm um nome bem conhecido no código penal: atentado ao pudor. No entanto, o que fez a Justiça? Puniu o “carteiro”, acusou o “mordomo”, “tirou o sofá da sala”. Se o vídeo viral é impossível de deter na web, puna-se a web. Esperta manobra da senhora Cicarelli. Sabe-se que o direito é de quem o reclama. Antes que uma ação de atentado ao pudor fosse levada à diante ela saltou na frente clamando por seus direitos (?) alegando invasão de privacidade.
Portanto, senhoras e senhores, a partir de agora quando enxergarem a Cicarelli na praia fechem os olhos para não serem contaminados por maus exemplos no uso terapêutico das algas marinhas.

A estréia!

Pois é. Precisou a motivação extra de início de ano pra colocar em prática uma idéia que por muito tempo não passou apenas de um projeto teórico. Há algum tempo imaginava fazer esse blog. Mas, porque não deixar pra amanhã o que podemos adiar hoje? Pois chegou a hora. Então, a exemplo das histórias policiais e dos romances de amor, a gente sabe como começa, mas não tem a mínima idéia de como isso tudo vai acabar. Não imagino aonde esse "Bloghiorzi" vai me levar. Não temo, no entanto. Sei que ele vai tomar minhas mãos e me conduzir por um bom caminho.

Quem tiver a paciência de visitar de vez em quando este espaço e utilizar alguns minutos dos 1.440 que ganhamos todos os dias vai encontrar aqui um pouco de tudo. Não que isto seja em si alguma vantagem. Quando se fala de tudo na verdade não se fala é de nada. Mas, em algum momento, por algum tema ou outro, esse "Bloghiorzi" poderá ser de alguma maneira "útil" para alguém. Ainda que seja apenas como mero passatempo entre um cafezinho ou outro, ou enquanto decidimos dar um tempo na leitura dos infames "spams" que inundam nossas caixas postais. O "Bloghiorzi" não tem fórmula, não tem formato, não tem bula nem manual de instruções. Sei que no futuro isso ainda poderá ser usado contra o próprio autor. Um dia poderá ser apontado como seu grande defeito. Ou talvez ser reconhecido como sua única virtude. Não importa o final dessa história. Não importa o destino. O melhor pode estar nas paisagens que apreciamos pela janela durante a viagem

Até breve! Volte sempre.....